terça-feira, 13 de novembro de 2012

Redes de Computadores - Definições e Fundamentos


Suponha que duas pessoas que têm os dados armazenados em alguns meios de comunicação, dizem que os discos rígidos. Se as duas pessoas precisam compartilhar esses dados com os outros, o que eles vão fazer?

Esta pergunta é a base sobre a qual o princípio de rede é construída. As duas pessoas podem enviar os dados para o outro, copiando-o para a unidade móvel dizer de memória flash e dá-lo a outro. Isto pode ser bem se ela não irá acontecer de forma contínua. Mas e se as duas pessoas precisa enviar dados a cada dia, ou mesmo a toda hora? Será difícil para o enviar para o outro, especialmente se eles remoto do outro.

A idéia de rede foi surgido de tais casos. Em vez de enviar dados entre duas ou mais pessoas em dispositivos móveis, como disquetes, eles podem facilmente conectar seus computadores ao outro. Toda pessoa que quer transferir os dados para o seu amigo pode facilmente transferi-lo através da rede.

Assim como os dados serão transferidos através da rede? Simplesmente por ligação de computadores de pessoas diferentes entre si por meio de cabos de dados podem ser facilmente transmitidos. Assim, a mídia vai ser cabos em vez de dispositivos móveis, embora possa ser dispositivo também sem fio. O dispositivo sem fio irá enviar os dados no ar por ondas eletromagnéticas. Será impulsos eléctricos, se os dados são transmitidos em cabos.

Na verdade as redes podem ser utilizadas não só para compartilhar dados, mas também para compartilhar dispositivos como impressoras e CD-ROM. Um utilizador de um piso pode utilizar uma impressora que está ligada a outro computador na antera chão por meio da rede. O mesmo é verdadeiro para o CD-ROM. Este deve ser configurado em ambos os computadores pelo sistema operacional. Este benefício de rede torna útil para as pessoas usarem dispositivos remotos em seu escritório. Também reduziu o custo porque na impressora ou um CD-ROM é usado para todos os membros da rede.

Principalmente a rede será composta por um conjunto de computadores e uma impressora. Este conjunto de computadores será responsável pelo envio de dados para o outro. Um computador também pode usar a impressora para imprimir documentos. Se a rede era assim, ele será chamado peer to peer. Neste esquema, todos os computadores são iguais e têm o poder de processamento igual. As informações também são distribuídos equitativamente. Não há dispositivo que tem mais dados em seu disco rígido.

Por outro lado, se houver pelo menos um computador na rede que tem os dados armazenados e mais poder de processamento e velocidade, então o sistema irá ser chamada com base em servidor de rede. O computador que tem o maior armazenamento de dados e a um maior poder de processamento será chamado de servidor. Este esquema pode ser definido também como um modelo cliente-servidor baseada porque os outros computadores da rede que possuem poder de processamento normal b tratados como clientes que solicitam dados do servidor. A Internet está a construir mais este esquema onde os computadores domésticos são os clientes e os computadores que os servem são chamados de servidores. O tipo mais popular servidor é o servidor web que encaminha página para os clientes em casa ou no escritório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário